terça-feira, 11 de junho de 2013

V Convocatória


                        
 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGROECOLOGIA
GT Educação em Agroecologia
Núcleo de Agroecologia e Campesinato
Universidade Federal Rural de Pernambuco





Apresentação

O I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia transcorre o momento em que a temática da Agroecologia ganha considerável expressão nos espaços educativos da sociedade e das esferas do estado: na comunidade científica, no parlamento, no governo e nas instituições de ensino. Exemplos disso são:

- a consolidação da Revista Brasileira de Agroecologia, com oito anos de existência,
- o congresso da Associação Brasileira de Agroecologia, que já está na sua 8a edição,
- os inúmeros eventos estaduais e internacionais de Agroecologia que se multiplicam a cada ano,
- o Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas, que elegeu a Agroecologia como prioridade,
- o Seminário da Frente Parlamentar de Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção no Congresso Nacional,
- o debate sobre a Política e o Plano Nacional de Agroecologia e Agricultura Orgânica nas instâncias do governo,
- a crescente criação de disciplinas, núcleos, cursos profissionalizantes, bacharelados e pós-graduações de Agroecologia em diversas instituições de ensino.

Não obstante a atualidade, a relevância e a inserção crescentes da temática agroecológica, seus desdobramentos sinalizam para a necessidade e, ao mesmo tempo, evidenciam o potencial para a criação (re)articulada de novos espaços educativos, concepções, estruturas, posturas e compromissos das instituições e dos profissionais que atuam na extensão, pesquisa e ensino.
No âmbito da educação formal ainda não tivemos nenhuma iniciativa que de fato se ocupasse de abordar e tratar de forma ampla, articulada, participativa e sistematizada naquilo que vem sendo denominando de educação em Agroecologia.  Ademais, surgem várias questões: Quais seriam as interfaces dessa “educação agroecológica” com a educação mesma? Estaria a educação agroecológica mais inspirada nas teorias tradicionais ou nas teorias críticas da educação? Estaria a educação agroecológica mais afinada com a simplificação e a fragmentação do conhecimento ou estaria mais próxima ao pensamento complexo e as abordagens inter e transdisciplinares? Estariam os professores dispostos a adotar e assumir posturas e atitudes inter e transdisciplinares em suas práticas pedagógicas? Estaria a educação agroecológica mais comprometida com a concepção de ciência que defende que o único conhecimento válido é o científico ou estaria mais aliada a uma concepção plural metodológica e epistemológica que defende a religação dos saberes, inclusive o diálogo com os saberes populares?  Os currículos e os processos formativos estariam mais interessados em formar profissionais para o mercado ou para a autonomia? Existiriam especificidades nos fundamentos e metodologias da educação em Agroecologia? Quais as possíveis semelhanças e diferenças do ponto de vista didático-pedagógico com outras concepções de educação como a educação popular, a educação do campo, as escolas famílias agrícolas, etc? Quais são as condições, quais são as possibilidades e quais são os limites para uma educação genuinamente agroecológica? Por fim, qual de fato seria/ão o/s objeto/s da educação em Agroecologia?
Essas são questões que merecem a nossa atenção e que precisam começar a ser pensadas, compreendidas, apropriadas, compartilhadas, relacionadas e respondidas a partir deste primeiro seminário, de modo a subsidiar a construção de uma educação de base agroecológica, cujos princípios e diretrizes deverão brotar das experiências concretas e dos debates entre aqueles que estão envolvidos e interessados nessa temática. Isso resultará, por certo, num rico mosaico de interpretações, noções, visões e, sobretudo práticas distintas, do que venha a ser a educação agroecológica. O que implica, por um lado, reconhecer, antes de tudo, o nosso incipiente acúmulo teórico sobre as questões que vem balizando o debate contemporâneo no campo específico da educação, em suas diferentes nuances.  E, por outro lado, nos impõe um desafio maior ainda se postulamos inaugurar o titulo de Educação em Agroecologia em bases teóricas consistentes. Nesse aspecto, um alargamento do debate com outros campos do conhecimento é condição sine qua non para chegarmos a um bom termo em nossas reflexões.
Assim, convidamos alguns educadores e educadoras que transitam nas áreas da filosofia, das ciências sociais, da pedagogia, da agronomia e que têm uma larga experiência em educação formal para dialogarem conosco durante esses três dias de seminário. Não menos importante será a contribuição dos representantes dos movimentos sociais e organizações não governamentais no debate acerca do profissional a ser formado e das demandas da sociedade.  Para tal, pensamos o seminário em diferentes momentos, como uma conferência, mesas redondas, grupos de trabalho, rodas de diálogo e plenária final.  
A presente convocatória tem por objetivo apresentar a programação definitiva do seminário.

Resumo da Programação


Horário
03.07.13
04.07.13
05.07.13
08:00 – 8:30
Credenciamento
08:30 – 9:30
Abertura
Grupos de Trabalho
Rodas de Diálogo
09:30 – 10:00
Intervalo café
10:00 – 12:30
Conferência I
Grupos de Trabalho
Rodas de Diálogo
12:30 – 14:00
Intervalo almoço
14:00 – 15:30
Mesa Redonda I
Grupos de Trabalho
Plenária
15:30 – 16:00
Intervalo café
16:00 – 18:00
Debate
Grupos de Trabalho
Plenária
17:30 – 19:00
Intervalo jantar
19:00 – 21:30
Mesa Redonda 2
Atividade cultural
Reunião GT Educação em Agroecologia/ABA

Conferência e Mesas Redondas

No primeiro dia do seminário será realizada uma conferência e duas mesas redondas. São elas:

Conferência - Complexidade e Agroecologia: um diálogo pertinente
Objetivo: Apresentar os desafios para a educação em Agroecolologia na perspectiva da complexidade.
Conferencista: Alfredo Pena – Vega/- Ecole dês Hautes Etudes en Scienses Sociales/France
Mediador: Francisco Roberto Caporal/NAC-UFRPE

Mesa Redonda I - Complexidade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e a Educação em Agroecologia
Objetivo: Aproximar a Agroecologia de outros campos do conhecimento e identificar suas possíveis interfaces.

Palestrantes:

- Américo Sommerman – CETRANS/USP
- Carlos Rodrigues Brandão - UNICAMP
- Dirce Encarnacion Tavares – GEPI -PUC/SP

Mediador: João Carlos Costa Gomes – Embrapa Clima Temperado

Mesa Redonda 2 - Formação e perfil profissional em Agroecologia e as demandas da sociedade brasileira 

Objetivo: Abordar a importância da formação em Agroecologia no atual contexto brasileiro e analisar o processo de inserção da Agroecologia nas instituições de ensino com criação de cursos, núcleos, grupos de pesquisa e extensão, disciplinas, etc. bem como discutir os avanços e dificuldades dessas iniciativas à luz de experiências concretas. Também se pretende propiciar um espaço de diálogo com movimentos sociais e ONGs acerca da formação e perfil dos profissionais que estão sendo demandados.
Palestrantes:

- Alexandre Henrique Bezerra Pires/Centro Sabiá
- Aparecida do Carmo Lima/MST
- Valdo José Cavallet/UFPR Litoral

Mediador: Jorge Roberto Tavares de Lima/NAC-UFRPE

O currículo dos palestrantes poderá ser visualizado em : //sneagroecologia.blogspot.com.br/

Grupos de Trabalho

Os GRUPOS DE TRABALHO serão formados pelos autores dos textos/relatos selecionados pela comissão técnica e acontecerão no segundo dia. Nos Grupos de Trabalho serão discutidas as experiências de Educação em Agroecologia quando debateremos a fundo os princípios e diretrizes da Educação em Agroecologia.
No terceiro dia acontecerão as RODAS DE DIÁLOGO têm o objetivo de serem espaços de troca de experiências, de aprofundamento de temas específicos da Educação em Agroecologia e de construção participativa. As rodas de diálogos previstas podem ser vistas na 2ª Convocatória.
Neste dia também acontecerá a PLENÁRIA FINAL onde serão debatidos os resultados dos Grupos de Trabalho.
Espaço Livre
O ESPAÇO LIVRE acontecerá durante todos os dias do evento e será organizado para a apresentação de pôsters de experiências de Educação em Agroecologia, para visitação livre. Quem tiver interesse em um pôster neste Espaço deverá informar a comissão organizadora através da ficha de inscrição.
Cronograma
- 15 de abril a 22 de maio/2013 - Prazo para pedido de inscrições e envio dos textos e cadastro da experiência no sistema Agroecologia em Rede;
- 30 de maio/2013 - Prazo para a divulgação do resultado da seleção dos textos;
- 03 de junho a 15 de junho/2013 - Efetivação das inscrições pelos participantes.

Hospedagem e Alimentação
Os custos da hospedagem e da alimentação dos participantes com textos selecionados pela Comissão técnico-científica serão por conta do evento.
Contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário